Analise completa de: Shadow of the Colossus
Shadow of the Colossus é um game em 3°pessoa de aventura e mundo aberto, desenvolvido e distribuído pela gloriosa Sony! O jogo foi lançado no ano de 2005 exclusivamente para o Playstation 2, porem, anos mais tarde foi lançado uma versão em HD para o Playstation 3.
Enredo do Game ( sem spoilers)
Wander é um jovem rapaz e também o protagonista do jogo. Havia uma garota em sua aldeia (ou região onde morava) chamada Mono, que foi sacrificada em propósito de algo ( que não é citado no game). Wander parece ter uma relação forte com a garota, e não se conformava com a Morte dela.
No mundo de Shadow of The Colossus, existe uma local chamado de Região Proibida, um local de difícil acesso, sendo preciso atravessar uma Ponte do outro Lado das Montanhas, que ficam supostamente ao Norte. A ponte é a única maneira de entrar e sair da Região Proibida.
Mapa da Região Proibida.
Wander conhecia essa região e sabia que lá habitava um espírito chamado Dormin, e que podia trazer Mono de volta a vida. Então Wander rouba uma espada chamada Ancient Sword ( Espada Ancestral) de Lord Emon ( supostamente um líder das aldeias) e parte em direção a Região Proibida.
Ao chegar, ele coloca o corpo de Mono num altar que há ali, ele então ouve uma voz que diz ser Dormin, alguns espíritos aparecem então Wander mostra sua Ancient Sword, e seu bliho faz com que os espíritos desapareçam. Dormin ficasurpreso por Wander possuir a espada, quando Wander pede para que ele traga Mono de volta a vida, Dormin mostra 16 Totens que há na sala e diz que cada Totem representa um colosso que habita na região, então ele fala para Wander caçar e matar os 16 colossos, só então, Dormin iria trazer Mono de volta a vida. Wander aceita, mesmo Dormin avisando que ele terá que pagar um preço. Então Wander pega sua égua Agro e parte em busca do primeiro colosso.
Veja o vídeo da introdução legendado em português nesse Link:
Jogabilidade
O progresso em Shadow of the Colossus ocorre em ciclos. Começando de um ponto central em um vasto território, o jogador deve procurar e derrotar o colosso, retornando a este mesmo ponto central logo após para repetir o processo. Para encontrar cada colosso, Wander deve erguer a sua espada em uma área iluminada pelo sol para refletir os raios de luz, os quais convergem em direção ao local da próxima batalha. O percurso a um colosso é raramente reto: trechos de terrenos variados geralmente requerem que um desvio seja tomado pelo caminho. Boa parte dos colossos estão localizados em áreas remotas, progressivamente mais afastadas da área central, como em cima de morros ou dentro de estruturas antigas.
Uma vez que o colosso é encontrado, o jogador deve descobrir a sua fraqueza para derrotá-lo. Cada colosso possui o seu modus operandi, o que faz com que alguns sejam agressivos, atacando o personagem ao simplesmente avistá-lo, e outros só ataquem caso sejam atacados primeiramente pelo jogador. Cada colosso duela em um próprio antro, e muitos dos colossos só podem ser derrotados se o personagem usar o ambiente ao redor a seu favor. Cada colosso possui pelo menos um ponto de fraqueza, (menos no modo hard) indicado por um sigilbrilhante que podem ser iluminados e descobertos pela luz refletida na espada. Cada colosso possui regiões do "corpo" cobertas por pêlo ou saliências em suas armaduras de pedra, que podem ser usadas pelo jogador para agarrar e escalar o colosso enquanto ele se balança para tentar repelir o personagem. Enquanto que escala um colosso, o jogador deve agir rapidamente já que Wander possui uma barra limitada de resistência para agarrar-se a algo.
Wander e os colossos possuem barras de vida que indicam os pontos de vida restantes de cada um. A vida de um colosso é reduzida significantemente quando os seus pontos fracos são atacados, enquanto que Wander pode ser ferido pelos ataques de um colosso, impactos indiretos dos seus ataques ou de sua movimentação ou por uma queda de grande altura. Ao longo do jogo no modo normal, Wander está equipado somente com uma espada e um arco, mas pode obter outras armas ao completar fases do modo escondido de time attack. Neste mesmo modo, são obtidos também outros itens que ajudam Wander a derrotar os colosso e a explorar o território, como máscaras que aumentam a sua força, detectores de frutas e de lagartos especiais e uma espada que encandeia luz sem a presença do sol.
Enquanto que os colossos são os únicos inimigos de todo o jogo, existem animais da natureza no ambiente. Contudo, somente uma espécie possui um efeito na jogabilidade: matar e consumir a cauda de certo tipo de lagarto (rabo branco) expande a barra de força de Wander. Da mesma forma, o jogador pode encontrar frutas que, ao serem consumidas, expandem a barra de vida de Wander.
O ambiente deve ser usado a favor do jogador durante ao seu progresso no jogo. As duas primeiras batalhas se ambientam em áreas simples, amplas e planas, com o único objetivo de descobrir como escalar o colosso e atacar os seus pontos fracos. Contudo, a maioria das catorze batalhas seguintes requer que algum aspecto do campo de batalha seja usado.
Os Colossos
Wander enfrentando o Segundo Colosso
Os colossos são os únicos inimigos do jogo e no total são 16, mas isso não significa que o jogo é fácil e curto, muito pelo contrario!
Os colossos são feitos de casacas duras e grossas, e são cobertos de pelos de cor clara, porem cada um tem suas características próprias.
Muitos colossos lembram animais, outros parecem ser uns gigantes, mas essa não é a única diferença entre eles, uns são mais agressivos, outros mais inteligentes, etc..
Confira a abaixo as características de cada colosso:
1° Colosso
Nome: Valus
Valus é o primeiro colosso do game, e obviamente o mais fácil de ser derrotado. Ele é um dos colossos mais fortes do game, um ataque com seu bastão pode deixar Wander com 50% de sua vida, porem é o colosso mais lento do game e isso torna a batalha fácil.
Ele é um colosso totalmente pacífico e só atacara Wander se sentir-se ameaçado, alem disso não é um colosso muito inteligente, demorando alguns minutos para perceber que Wander não esta mais na sua frente e sim atrás dele.
2° Colosso
Nome: Quadratus
Este colosso deixa qualquer jogador sem reação, ele é um quadrúpede (tem quatro patas) e tem aparência parecida com a de um touro. A primeira vista o jogador ficara com um pouco de receio de se aproximar do tirano, pois por parecer um touro não sabemos o que ele pode fazer, mas ele é tão pacifico quanto o primeiro e também só o atacara se sentir ameaçado.
É um pouco mais inteligente que o primeiro, e aparentemente não demonstra um amaneira de derrotá-lo, dando ao jogador algumas horas a mais de dor de cabeça.
3° Colosso
Nome: Gaius
Este sem duvida é o primeiro colosso a passar medo para o jogador, é o 2° colosso mais alto do game, e para os iniciantes do game, vai ser um dos mais difíceis de ser derrotado!
Sua aparência lembra um guerreiro, com uma armadura de pedra em volta de seu corpo, e um pilar que ele em sua mão que ele usa com espada. É um colosso totalmente agressivo, talvez não porque ele realmente seja, mas por Wander atrapalhar seu sono (sim, ele esta dormindo quando você chega a zona de batalha). A batalha é difícil, o colosso é grande e da passos largos e a zona de batalha é pequena, sem duvida é o primeiro grande desafio do jogador no game.
4° Colosso
Nome: Phaedra
A partir desse colosso as coisas realmente começam a ficar difíceis no jogo, e pela primeira vez no jogo o jogador pode passar dias ou muitas horas num colosso, alguns podem desistir, outros apelarem para os detonados, mas isso é algo normal nesse colosso.
Esse colosso tem a aparência de um cavalo, com pernas rochosas e pelos apenas nas costas. Esse é o primeiro colosso a fazer com que o jogador use o ambiente ao seu redor para derrotá-lo, e por isso é uma das batalhas mais irritantes do game
5° Colosso
Nome: Avion
Essa sem duvida é considerada por muitos, uma das batalhas mais legais e interresantes do game. Até agora o jogador só tinha enfrentado animais terrestres, mas por esse colosso ser um pássaro, o jogador tem que derrotá-lo no ar, tornando a batalha interresante e um pouco épica.
É totalmente pacifico, e apenas o ataca para se defender. Este em minha opinião é o melhor colosso de se enfrentar.
6° Colosso
Nome: Barba
Este sem duvida parece ser o colosso mais velho dos 16, mas não o subestime, ele é tão forte quanto o 3°.
Sua marca registrada é sua vasta barba, e por ele usar um taco de pedra na mão, alguns dizem que ele parece um homem das cavernas, quem sabe eles estejam certos, afinal na batalha ele sai de uma caverna.
È totalmente agressivo, e não te deixa quieto um segundo. Sua inteligência é mediana, ele abusa de sua força para deter “o intruso” que o incomoda.
7° Colosso
Nome: Hidrus
Já enfrentamos colossos terrestres e voadores, mas esse demonstra um novo ambiente de batalha, esse é o único colosso aquático do game, e sim também é complicado.
Ele lembra uma enguia elétrica, pois sua arma principal são esse chifres brilhantes que dão grandes descargas elétricas capaz de tirar uma grande quantidade de vida de Wander.
É bem inteligente e sabe atacar Wander, um pouco agressivo e um tanto quanto frustrante.
8° Colosso
Nome: Kuromori
Ta ai um colosso que todo mundo odeia, o 2° infeliz e mais chato colosso de todo o game. Ele é um lagarto, que vive em uma região nada fácil para a batalha.
Nesse colosso não é difícil derrotá-lo, o difícil é sobreviver a ele. Ele é o primeiro colosso a usar descargas de energia, suas descargas de energia criam uma fumaça venenosa que pode matar Wander em questão de segundos.
Ele é muito agressivo, e parece ter uma raiva por Wander. Alem disso é muito inteligente, fazendo com que se esconder dele seja uma tarefa muito difícil.
9° Colosso
Nome: Basaram
Se Kuromori é 2° mais chato, esse é o primeiro disparado. Este é o colosso mais chato, difícil, irritante, FDP, e muitos outros adjetivos.
Este colosso lembra uma tartaruga, e por isso não é muito rápido, mas isso não é o que torna a batalha difícil, e sim seus projeteis de energia. Ele vem em alta velocidade e dois deles são suficientes para acabar com a vida de Wander.
É bem inteligente e agressivo, torna a batalha frustrante para o jogador. É o segundo colosso que obriga o jogador a usar o ambiente ao redor para vencê-lo.
10° Colosso
Nome: Dirge
Essa é mais uma batalha épica do game, não só por dessa vez enfrentar um monstro subterrâneo, mas pela primeira vez, Agro participara com grande importância na batalha.
Este colosso é um tipo de cobra subterrânea, e o ambiente de batalha é uma área coberta de areia. Parece ser agressivo e bem inteligente, e pela primeira vez no game o jogador terá que contar com a grande ajuda de sua égua Agro.
11° Colosso
Nome: Celosia
Este colosso é um tanto quanto difícil, alem de ser uma batalha de cão e gato. Este colosso lembra um javali por seus chifres, e não queira receber uma chifrada dele, não tira muita vida, mas ele é muito rápido e não te do tempo para se recompor e da outra chifrada. Se você não for rápido, pode morrer facilmente.
Seu único e mais poderoso ataque são suas investidas, mostrando ser realmente agressivo, mas, pode se tornar um doce.
Esse é o primeiro e único colosso que demonstra temer algo, e novamente o jogador deve usar o ambiente ao seu redor para derrotá-lo.
12° Colosso
Nome: Pelagia
Eis o colosso mais estranho do game, mas que proporciona uma sensação única.
Pelagia não lembra sem um tipo de animal ou algo qualquer, é simplesmente um colosso. Também é usuário dos projeteis, e parece ser agressivo, mas não tão inteligente.
Porem essa batalha pela primeira única vez te proporciona certo domínio sobre o colosso, isso mesmo, você deve usar o colosso para derrotá-lo. Agora como? Vocês vão ter que jogar.
13° Colosso
Nome: Phalanxs
Essa batalha mais frustrante de todo o game. Sabe quando você esta jogando um jogo qualquer, passando por um local difícil sem checkpoint, e ai quando você ta quase passando, você morre e tem que começar tudo de novo? A sensação aqui é a mesma.
A área de combate é imensa, fazendo com que você use agro para alcançar o colosso, alem disso é bom você ter boa pontaria ou vai ficar varias horas frustantes nesse colosso.
Ele é um tipo de cobra voadora, e mais uma vez temos a experiência de batalhar nas alturas.
14° Colosso
Nome: Cenobia
Cenobia é irmão de Celosia, isso explica a aparência um pouco parecida. Porem ao contrário de seu irmão, ele é muito mais alto e agressivo, não é tão inteligente, mas suas investidas podem fazer Wander voar alguns metros.
O jogador deve usar o ambiente ao seu favor novamente, porem em etapas e depois simplesmente para derrotá-lo.
Não sei ao certo qual animal ele se parece, me disseram que era um leão, bem se alguém souber diga ai.
15° Colosso
Nome: Argus
Este é mais um da família irritante, chato, FDP... Este colosso é 3° mais alto do game, pela sua armadura rochosa e a espada que usa, foi deduzido que Argus é um colosso samurai. Ele não é tão ágio quanto um, mas é rápido é o colosso mais forte do game, isso torna a batalha bem difícil.
O ambiente ao redor é essencial para derrotá-lo, e se for expert no game, pode derrotá-lo sem perder vida (acho difícil, mas...)
16° Colosso
Nome: Malus
Eis o grande FUCKING BOOS do game, o ultimo e memorável colosso. Essa batalha é sem duvida a mais épica de todo game se não a da historia dos games.
Depois de uma breve e triste intro,
a batalha começa com um clima sombrio e tenebroso. O jogador deve usar o ambiente ao seu redor para vencê-lo, não para atingi-lo, mas para se aproximar dele.
É a batalha mais longa com o colosso mais alto do game. Malus é um feiticeiro e não usa ataques físicos, apenas lança projeteis de diferentes formas, porem cada projétil é muito forte podendo deixar Wander com 10% de sua vida.
Conclusão
Shadow of the Colossus esta na lista dos 10 melhores jogos de Playstation 2 e com toda razão, pois oferece uma experiência única com uma historia emocionante, e belos gráficos que só tornaram melhor do que já era.
Notas
Historia- 10,0
Gráfico- 10,0
Jogabilidade-9,0
Diversão- 8,0
Áudio- 10,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário